Algumas diretrizes e dicas para quem deseja fazer o curso com o máximo aproveitamento:
- Mantenham o foco. Agora é tempo de estudar. Serão alguns anos de esforço para vários anos de recompensas.
- Aproveitem ao máximo o que lhes é oferecido, tanto em termos de material e labortórios bem como da experiência dos seus mestres. Perguntem sempre e não vão para suas casas com dúvidas. Nós mestres já fizemos nossa parte estudando e aprendendo, agora cabe à vocês fazerem a sua parte. Falar para um interessado ou para 40, não faz diferença, desde que este "um" aprenda.
- Usem uma calculadora decente. Ela será sua companheira por longos anos e, se bem cuidada, para a vida toda. Sou fã confesso da hp, portanto quando me perguntam qual modelo, falo sem hesitar: hp 49 ou hp 50, no mínimo. Vejam o porque aqui: http://www.hpcalc.org/
- Não está a fim de aprender, então nem vá para a escola atrapalhar quem está a fim.
- Se vier, comprometa-se a fazer direito.
- Use a biblioteca.
- Aproveite seu tempo livre para aprender além do que é passado em sala de aula. Acredite, este será o seu diferencial na hora de procurar um trabalho na sua área de desenvolvimento.
- Deixe a conversa sobre assuntos paralelos para o intervalo.
- O combinado não sai caro nem barato. Preste atenção no que for combinado em termos de trabalhos e provas com seus mestres. Se não concordar com os termos, avise logo de cara para acertar a situação. Uma vez acordado, não venha com "história triste" no final do semestre.
- Seja limpo e organizado. Isto facilitará muito sua vida agora e sempre.
- Se não tem memória boa (como é o meu caso), anote absolutamente tudo e não se esqueça onde anotou, pelo menos...
- O tempo de brincar passou. Agora é tempo de definir quem você quer ser na vida adulta. Aproveite esta fase e "não coloque o carro adiante dos bois" ou "deixe a caravana passar enquanto o cachorro ladra". Cada coisa a seu tempo.
Atenciosamente,
Luciano Peccerini Júnior