segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Modelo de relatório para experiências de laboratório

As experiências feitas em laboratório devem ser devidamente registradas e apresentadas para posterior avaliação do professor sobre os procedimentos efetuados e sobre as conclusões que os alunos chegaram ao executá-las.

Para tanto, os alunos devem possuir um caderno de anotações/relatórios em separado das anotações efetuadas nas aulas de teoria. Pode-se usar folhas A4  avulsas que deverão ser juntadas em um fichário para posterior consulta, quando necessário ou manter caderno à parte, ou mesmo um conjunto de matérias em cadernos com várias divisórias.

As folhas de experiências não serão entregues ao professor. O professor limita-se a avaliar, corrigir e anotar os resultados de avaliação para compor a nota final das disciplinas de laboratório em conjunto com as notas de teoria, quando aplicável.

Os relatórios devem conter mandatoriamente:

1 Cabeçalho contendo:
1.a O nome da Escola Técnica na primeira linha;
1.b O nome do aluno e seu número na segunda linha;
1.c O nome da disciplina e a turma/sigla de 3 letras do professor na terceira linha e;
1.d O título da experiência  

2 Obejtivos:
Nesta área deve constar o objetivo esperado a ser alcançado com a execução da experiência em questão. Terá no máximo 1 parágrafo de até 4 linhas.

3 Introdução Teórica:
O aluno deverá fazer uma pesquisa sobre o tema do título da experiência para que haja um embasamento teórico sobre o assunto a ser experimentado. O foco na redação é o de que uma pessoa leiga no assunto deve conseguir entender o que será executado nos ensaios dolaboratório.
Deverá possuir até 4 parágrafos de até 4 linhas cada com ilustrações e gráficos onde se faça necessário.

4 Parte Experimental:
4.1 Lista de materiais utilizados: ítem, quantidade e descrição do ítem.
4.2 Procedimento experimental: descrever o que foi feito na experiência com a utilização de desenhos esquemáticos, gráficos e tabelas bem como a descrição do passo-a-passo da execução.
4.3 Tabelas e cálculos. Onde se fizer necessário.

5 Conclusão:
Descreva com as suas palavras se os objetivos foram alcançados, como foram alcançados e quais as suas conclusões sobre os resultados da experiência.

   



Nenhum comentário: